De El Cid a D. Diniz - notas de genealogia

(Monumento ao Cid Campeador em Sevilha. Fonte da imagem: TripAdvisor)

Numa postagem anterior, mencionamos algo que alguns genealogistas afirmam: Que praticamente todas as famílias nordestinas parecem ter alguma relação de ascendência com Jerônimo de Albuquerque - aquele que, não sem motivo, a História apelidou de "o Adão Pernambucano". De fato, o fidalgo português gerou muitos filhos, dentro e fora do casamento, o que lhe valeu uma numerosa descendência.
Não é à toa também que a famosa obra de genealogia do seculo XVIII Nobiliarchia Pernambucana, de Borges da Fonseca, inicie seu índice de gerações pelo casamento de Jerônimo de Albuquerque e de Muirá Ubi, a princesa indígena que veio a ser batizada com o nome católico de Maria do Espírito Santo Arcoverde. De fato, este autor - que é nordestino - é descendente desse famoso casal, como nossa genealogia pode demonstrar.
Mencionamos também, na dita matéria, que, se as famílias do Nordeste descendem de Jerônimo, também descendem de reis portugueses. Era um fato bem sabido em Portugal que a família Albuquerque tinha nascido com D. Afonso Sanches, filho bastardo do rei D. Diniz, posteriormente reconhecido e nobilitado. Sendo assim, somos descendentes de alguns dos reis da primeira dinastia portuguesa, a de Borgonha. Assim como todos os reis da História portuguesa, corre em nossas veias o sangue de D. Afonso Henriques, o fundador daquela pátria tão briosa.
Saber disso sobre nossa genealogia nos permite ir além e encontrar outros ancestrais ilustres, cuja passagem pela História é marcada por um rastro de lutas e heroísmo.
Entre esses nossos antepassados, podemos encontrar, partindo de D. Diniz, o famoso Ruy ou Rodrigo Díaz de Vivar, o célebre cavaleiro castelhano imortalizado sob a alcunha de El Cid Campeador. Com a ajuda de um artigo de Décio Martins de Medeiros sobre os descendentes do Cid, e comparando a informação com aquela disponível no FamilySearch, podemos apresentar o seguinte ramo familiar que liga D. Diniz ao campeão espanhol:
Rodrigo Díaz de Vivar cc [casado com] Jimena Díaz
Elvira Cristina Rodríguez de Vivar cc infante Sancho Ramírez de Pamplona
Rei Ramiro García Ramírez V de Navarra e Pamplona cc Margarete de l'Aigle
Blanca Garcés Ramírez cc rei Sancho III de Castela
Afonso VIII de Castela cc Eleanor de Inglaterra
Princesa Urraca de Castela cc D. Afonso II de Portugal
D. Afonso III de Portugal cc Beatriz de Castela
D. Diniz I de Portugal

É incerto se o nome do Cid era Ruy ou Rodrigo Díaz de Vivar. Há também a hipótese de que Ruy era o apelido de Rodrigo.
Nascido na vila de Vivar, no reino de Castela, em 1094, tornou-se famoso ao atuar como cavaleiro debaixo da autoridade do rei Sancho I. Por suas vitórias e distinção militar ficou conhecido entre os espanhóis como Campeador - já que ele dominava o campo de batalha - e como Cid entre os mouros - na verdade, "Said", ou seja, "senhor"; os espanhóis é que grafaram como Cid.
Sua história ganhou ainda mais louros e durabilidade por meio do poema de gesta Canción de Mío Cid (às vezes mencionada como Cantar ou Poema de Mío Cid), datada de 1207 mas posta por escrito apenas no século XIV. Nesa canção, de forma bem floreada, Ruy é apresentado como o modelo de cavaleiro - cortês, bravo, forte e leal, respeitado por amigos e inimigos.
O Cid é lembrado com orgulho pelo seu país natal, ainda que, em sua época, não houvesse a unidade nacional espanhola. E, se é evocado como herói espanhol, naturalmente o pode ser com muito mais razão por seus descendentes, herdeiros naturais incontestáveis de seu legado.

Obrigado por visitar nossa página.
Atenciosamente,

Filipe Cavalcante


Referências que consultei:

FAMILYSEARCH. Dom Dinis I, "o Lavrador" Rei de Portugal e do Algarve. Disponível em: https://www.familysearch.org/tree/pedigree/landscape/LD7M-FKJ (Acesso em 1°.06.2023)
MEDEIROS, Décio Martins de. El Cid Campeador. Disponível em: https://prazercompartilharblog.wordpress.com/2017/05/13/el-cid-campeador/ (Acesso em: 1°.07.2023)
WIKIPÉDIA. O Cid. Disponível em: https://pt.m.wikipedia.org/wiki/O_Cid (Acesso em 23.07.2023)

Comentários